Ouça agora na Rádio

N Notícia

Iniciado projeto de 'mini Concorde' supersônico para voos executivos

FOTO: © Aerion Supersonic

Iniciado projeto de 'mini Concorde' supersônico para voos executivos

Com a nova aeronave será possível economizar 3 horas em voos transatlânticos e 5 horas em voos através do Pacífico.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

A empresa aeronáutica norte-americana Spirit AeroSystems, famosa por desenvolver diversos componentes para as aeronaves comerciais da Boeing, iniciou o projeto preliminar da fuselagem do novo jato supersônico AS2 para a empresa Aerion.

Estamos curtindo a revolução supersônica! Nós estamos orgulhosos por ter apresentando o acordo de colaboração com a empresa Aerion para o projeto preliminar do AS2, a pressurização da fuselagem.  

O projeto, apresentado em 2014, tem o objetivo de desenvolver um avião executivo com capacidade para 12 passageiros que poderá voar a uma velocidade de cruzeiro de Mach 1.4 (1.730 quilômetros por hora), além de permitir uma economia de 3 horas em voos transatlânticos e 5 horas em voos que atravessam o Pacífico, segundo o portal Flight Global.

A aeronave é projetada para voar a uma velocidade maior que a velocidade do som entre as principais cidades do mundo. Assim, os voos entre Londres e Nova York levariam três horas e entre Los Angeles e Tóquio — seis horas.

Para que isso seja possível, a aeronave contará com a tecnologia de fluxo laminar patenteada, o que permitirá alcançar uma velocidade quase como a do Concorde, que voava a Mach 1.6 (2.158 quilômetros por hora).

O AS2, que se parece com um "mini Concorde", será fabricado com materiais compostos de fibra de carbono, além de asas que reduzem o atrito em aproximadamente 20%, o que permite à aeronave consumir menos combustível e obter uma maior autonomia de voo.

A aeronave terá um custo aproximado de US$ 120 milhões (R$ 450 milhões) por unidade e deverá realizar seu primeiro voo em 2023.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia

Leia também