Ouça agora na Rádio

N Notícia

Vulnerabilidade do armamento dos EUA é exposta e até mesmo Pentágono desconhece gravidade

FOTO: © Sputnik / David B. Gleason

Vulnerabilidade do armamento dos EUA é exposta e até mesmo Pentágono desconhece gravidade

De acordo com um relatório de auditoria do governo, o Pentágono desconhece que inimigos podem acessar muito facilmente as informações dos sistemas de controle de armamento.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Os novos sistemas de armamentos desenvolvidos pelo Pentágono podem ser facilmente violados por "hackers", conforme relatório oficial do Escritório de Contabilidade do Congresso dos EUA (GAO, na sigla em inglês).

O relatório de 50 páginas revisa as investigações, publicadas ao longo de quase 30 anos, e entrevistas com funcionários do Departamento de Defesa, da Agência de Segurança Nacional e de corpos de teste de armamento para quantificar a segurança cibernética dos sistemas em todos os ramos militares.

Segundo consta no documento, os responsáveis pelos testes de segurança conseguiram invadir facilmente os sistemas militares, utilizando "ferramentas e técnicas relativamente simples", como a gestão incorreta de senhas e a falta de criptografia, permitindo que os arquivos fossem baixados, modificados e eliminados, assim como, conseguiram manipular os terminais operacionais "em grande medida sem serem detectados".

O relatório ainda indica que, "de 2012 a 2017, encontraram regularmente vulnerabilidades cibernéticas críticas em quase todos os sistemas de armamento em desenvolvimento", enfatizando ainda que até mesmo os modernos sistemas estavam comprometidos por estarem conectados aos sistemas de armamento antigos.

Com isso, o Escritório de Contabilidade do Congresso demonstra que "quase toda uma geração de sistemas" foi projetada e desenvolvida com falhas relacionadas à segurança cibernética, deixando claro que o Pentágono "não sabe a dimensão" das vulnerabilidades de seus sistemas.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia

Leia também