Ouça agora na Rádio

Ouça agora

WhatsApp Beta: como baixar a versão de testes do aplicativo

Imagem Noticia

Imagem: WhatsApp

Compartilhe agora

Postado em 29/07/2022 por Sistema Plug

Dominante no mercado nacional, o WhatsApp está presente na maioria dos celulares no Brasil — 54%, mais precisamente, totalizando mais de 120 milhões de contas únicas. Além de se tornar uma das principais formas de comunicação no país, o mensageiro também desperta a curiosidade de seus usuários com novas funções e facilidades para o cotidiano.

Mesmo sendo regularmente atualizado, o mensageiro ainda pode criar certa expectativa para funções ainda teste ou que só poderão ser lançadas no futuro, como é o caso das Comunidades. Nesse contexto, os usuários mais ávidos e antenados podem experimentar o WhatsApp Beta, uma versão seleta voltada para avaliações internas.


O que é WhatsApp Beta e para que serve?

Antes de explicar como obtê-lo, é importante esclarecer o que é o WhatsApp Beta, seus benefícios e possíveis problemas. Sumarizando, essa versão do mensageiro é utilizada para testar funções e recursos ainda em desenvolvimento por meio do grande público. O aplicativo retorna quaisquer erros em relatórios, auxiliando a empresa no aprimoramento do produto — além de, naturalmente, avaliar a recepção dos usuários.


WhatsAppWhatsApp está presente em 54% dos celulares no Brasil, aponta pesquisa da Mobile Time e Opinion Box. (Fonte: Pexels)

Fonte:  Pexels 

Por esse motivo, o WhatsApp Beta tende a ser visto como uma versão "mais completa" ou até mesmo "mais recente" que sua variante padrão, mas não é o caso. Frequentemente, muitas mudanças e adições avaliadas nos testes não são lançadas de maneira oficial por não serem satisfatórias, deixando essa versão em um estado inconstante de atualizações. Dessa maneira, a variante do aplicativo não é recomendada para todos os públicos, sendo voltada para usuários avançados.

Nesse contexto, para ter mais controle sob a versão, o WhatsApp define um limite de usuários que podem participar do seu programa de testes, tanto no Android quanto no iOS. Assim, sua disponibilidade depende de uma "vaga" no momento da inscrição.


Como baixar o WhatsApp Beta?

Independente do sistema operacional e da marca do dispositivo utilizado, o processo para obter o WhatsApp Beta é bastante similar — e oficial, vale ressaltar. Siga os passos abaixo, conforme à plataforma!

WhatsApp Beta para Android

  1. Acesse à Play Store e busque por "WhatsApp";
  2. Navegue até a seção "Participar do programa Beta";
  3. Clique em participar e, caso haja disponibilidade, confirme a decisão.
  4. Alternativamente, é possível acessar a página através deste link.

WhatsApp Beta para iOS

  1. Abra a App Store, pesquise e obtenha o "TestFlight";
  2. Abra o "TestFlight" e procure pela página do "WhatsApp";
  3. Toque em "Aceitar";
  4. Toque em "Instalar" e confirme a decisão.