Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Construção do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional ocorre dentro do cronograma

Imagem Noticia

Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Compartilhe agora

Postado em 30/09/2021 por Sistema Plug

A construção do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), no bairro Partenon, em Porto Alegre, está de acordo com as projeções do cronograma. As obras foram iniciadas no fim de julho deste ano, após a assinatura do termo de cooperação para a criação, estruturação e funcionamento do novo espaço.

O prazo para construir a estrutura de 5,7 mil metros quadrados é de oito meses, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2022.

Com capacidade para 708 pessoas detidas na Região Metropolitana e que aguardam vaga em estabelecimentos prisionais, o Nugesp será um centro de triagem, contemplando, em um local, todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação e audiência de custódia, até o encaminhamento final compatível ao perfil do preso.

PORTO

Início da utilização está previsto para o primeiro trimestre de 2022 - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Durante a permanência, o preso terá a garantia de condições dignas, como pernoite, alimentação e higiene, além de pátio e possibilidade de ficar custodiado em espaço separado, caso haja circunstâncias individuais.

Para todas as etapas serem feitas em um local, atuam juntos Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Departamento Penitenciário Nacional e o município de Porto Alegre.

“Esta obra marca o empenho do governo do Estado no enfrentamento de problemas estruturais, bem como reafirma seu compromisso no respeito aos direitos humanos e às garantias individuais”, disse o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild.

Texto: Rafaela Pollacchinni/Ascom SJSPS

Edição: Secom