Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Programa Dev the Devs vai proporcionar a formação em tecnologia de mil jovens da rede estadual do RS

Imagem Noticia

Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Compartilhe agora
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Postado em 16/09/2021 por Sistema Plug

Mil jovens da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de realizar uma formação gratuita na área da tecnologia. A iniciativa tem o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e é uma correalização do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e do Inova RS. O lançamento será nesta quinta-feira (16/9), às 11h, com transmissão no Youtube do BRDE e da PUCRS.

Dados da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – informam que o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024, porém, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. A alta demanda por recursos humanos nas empresas de TI gera oportunidade para formação de jovens que desejam iniciar a carreira de desenvolvimento de sistemas. É nesse contexto que nasce o Dev the Devs (desenvolvedores de programas).

Na avaliação da diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, o projeto coloca o banco numa condição de parceiro múltiplo de todo o ecossistema de inovação no Estado. “O BRDE já tem uma atuação forte no apoio à inovação nas empresas, na aceleração de startups e na participação em fundos de investimentos no setor. Agora, ao estabelecer essa parceria com a rede de parques tecnológicos, pretende deixar um legado importante ao oportunizar a jovens de diferentes regiões acessar a um mercado promissor e que apresenta uma demanda crescente de profissionais com essa qualificação inicial”, destaca. O projeto Dev the Devs, prossegue a presidente, representa o maior patrocínio direto que o banco já realizou em termos de apoio na formação profissional de jovens estudantes da rede pública estadual. “É nossa missão apoiar o desenvolvimento econômico na região Sul, mas com impacto social, algo que essa parceria traz de mais significativo. Vamos atingir mil estudantes, com vagas iguais para meninos e meninas, reafirmando nosso compromisso em favor da inclusão e da diversidade”, enfatiza Leany Lemos.

A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, afirma: “No mundo que nos aguarda, que é o mundo da realidade virtual, da realidade aumentada, da inteligência artificial, da internet das coisas, precisamos guiar nossos jovens para um novo modelo mental”.

Raquel explica que o sistema educacional público, que abriga 82% dos jovens gaúchos, precisa criar oportunidades como essa, que o BRDE, o Tecnopuc, a Reginp, a Assespro e a Sict estão criando para consolidar um ecossistema de inovação no estado.

O secretário adjunto da Sict, Ricardo Bastos, destaca que o projeto é uma ótima oportunidade para os jovens do Estado iniciarem sua caminhada nas promissoras carreiras da área da tecnologia da informação. “A qualificação contribuirá para o atendimento da crescente demanda de pessoas pelas empresas desta área. Se trata de uma iniciativa que oportuniza o desenvolvimento do potencial de nossos jovens, direcionando-os para uma das áreas de conhecimento essenciais para o desenvolvimento de nosso Estado”, afirma Ricardo.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, sinaliza que é um orgulho e uma enorme responsabilidade para a PUCRS e para o Tecnopuc correalizar o programa com a Reginp e com a Assespro-RS, tendo o BRDE como patrocinador. “Nosso propósito é transformar conhecimento em desenvolvimento, oferecendo novas oportunidades para as pessoas crescerem, pessoal e profissionalmente. E com o Dev the Devs queremos dar ainda mais força para o propósito de impacto social que rege as nossas ações institucionais. Esperamos que estes mil jovens aproveitem ao máximo essa formação e se tornem profissionais de tecnologia no nosso ecossistema de inovação gaúcho”.

O presidente da Reginp, Artur Gibbon, diz que para a Rede o programa Dev the Devs é uma ótima oportunidade para trazer o jovem estudante gaúcho para o empreendedorismo e o mundo do trabalho, oferecendo formação para que ele(a) possa desenvolver o seu potencial e optar por uma carreira no setor de TI onde as ofertas de vaga de trabalho são grandes e com salários muito atrativos. “Poder disseminar esse programa em todas as regiões do RS, por meio dos ambientes da Reginp, é motivo de muito orgulho para nós”, destaca Gibbon.

Julio Ferst, presidente da Assespro-RS, afirma que é importante e objetivo para a Assespro apoiar ações estratégicas para o setor de Tecnologia do RS como esta de formação de capital humano. “Estaremos sempre presentes nestas iniciativas pois geram emprego e crescimento”, acrescenta.

• Acompanhe no canal do BRDE

Texto: Ascom BRDE

Edição: Secom